quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caldo Verde!!!

Eu sempre gostei de caldo verde, mas achava que era difícil fazer. Fui um final de semana para Ilhabela/SP na casa de minha amiga Larissa e estava fazendo sol de dia e friozinho a noite, então ela propôs fazermos um caldo verde e descobri que é muito simples.


Ingredientes:

04 batatas médias, descascadas e picada em cubos
01 maço de couve, lavado e picado em tiras bem fininhas
01 lingüiça tipo paio descascada e picada em cubinhos
01 caldo de legumes
02 cebolas médias, descascadas e picadas bem miudinhas
Alho a gosto

Modo de preparo:

Lave as batatas, descasque-as e corte em pedaços médios. Cozinhe as batatas com um caldo de legumes até ficar no ponto de amassar. Não escorra a água das batatas. Tire as batatas da água com uma escumadeira e reserve a água. Pegue outra panela, coloque um pouco de azeite e frite a cebola e a lingüiça tipo paio e o alho. Desligue o fogo e com um espremedor de batatas vá espremendo as batatas nessa panela. Coloque a água que ferveu as batatas (já está temperada com um caldo de legumes e tem os nutrientes da batata) e vá mexendo até estar se tornar um caldo, caso a água já fervida com as batatas não seja suficiente, adicione mais água de preferência filtrada. Coloque a couve crua e mexa até que esteja murcha. Desligue, acerte o tempero e o sal a seu gosto. Sirva a seguir com pão italiano que fica uma delicia!

Dicas;

1) Você pode trocar a lingüiça paio por lingüiça portuguesa, ou colocar um pouco de cada;

2) Pode acrescentar bacon picadinho;

3) Você pode bater as batatas no liquidificador com a água em que foram fervidas se preferir ao invés de utilizar o espremedor;

4) Cebolinha fresca picada e queijo  ralado são sempre um bom complemento na hora de servir;

Nenhum comentário:

Postar um comentário