quinta-feira, 24 de junho de 2010

SARDELA

A sardela é um antepasto de origem italiana; é ideal para ser servido como aperitivo àqueles que irão lhe visitar.

Ingredientes:

02 pimentões vermelhos grandes
08 colheres de sopa de azeite
01 cebola grande ralada
04 dentes de alho amassado
01 pimenta vermelha picadinha (pode ser dedo de moça)
100 g de aliche ou anchova ou ainda se preferir um sabor mais suave troque por 02 latas de sardinha (de preferência limpa que já vem com pimenta ai você utiliza a própria pimenta que vem com a sardinha)
1/2 colher de café de noz moscada ralada ou em pó
1 colher de café de louro em pó
1/2 xícara de purê de tomate

Modo de preparo:

Lave bem os pimentões e depois corte ao meio. Retire todas as sementes e jogue fora. Coloque 03 colheres de azeite no liquidificador e vá colocando as tiras de pimentão aos poucos para bater com o azeite. (deixe no liquidificador). Pegue uma panela e junte 05 colheres de azeite e junte a cebola e refogue quando começar a dourar a cebola junte o alho e vá mexendo até estarem bem dourados. Pegue o liquidificador e despeje os pimentões batidos na panela e cozinhe, mexendo sempre até virar uma pasta bem grossa (vai começar a desgrudar do fundo). Adicione o pure de tomate, os filés de sardinha ou aliche ou anchova e tempere com sal, pimenta, noz moscada e o louro em pó.
Espere esfriar e sirva com pão ou torrada de sua preferência.

Dicas:

1- Fica interessante servir juntamente com uma tábua de frios diversos ou apenas de queijos, com um bom vinho de sua preferência para acompanhar.

2- As torradas você mesma pode fazer: pegue pão francês velho (pode ser novo também), corte em rodelas de aproximadamente 1 cm, coloque em uma assadeira e leve ao forno em temperatura alta, vá virando de vez em quando as torradas até o miolo do pão ficar sequinho. Depois deixe na cor de sua preferência mais branquinha ou mais douradinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário