quinta-feira, 24 de junho de 2010

GUACAMOLE

Atendendo a pedidos de amigas vou postar a receita do meu guacamole. Insisto em repetir que minhas receitas são postadas exatamente como faço e dá certo. Não utilizo técnicas apuradas. Utilizo apenas a técnica de fazer e dar certo e ficar gostoso. Espero que gostem também!

O guacamole é uma iguaria típica da culinária mexicana, servida com uma grande variedade de pratos. É basicamente um purê de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.



Ingredientes:

4 colheres de sopa de cebola picada ou ralada
1 e 1/2 colher de sopa de cebolinha picada
1 ou 2 pimentas picantes de sua preferência, sem as sementes e picadas em pedacinhos
1/4 de colher de chá de alho picado em pedacinhos
2 abacates grandes maduros
1 tomate médio bem maduro sem as sementes picado em pedacinhos
1 a 2 colheres de sopa de suco de limão1 pitada de coentro em pó
1 pitada de páprica picante
Sal a gosto
Molho de pimenta
Nachos sem sabor

Modo de preparo:

Corte os abacates ao meio, remova os caroços e jogue fora. Com uma colher de sopa retire a carne dos abacates até a casca e coloque em uma tigela. Amasse os abacates com um garfo deixando alguns pedacinhos inteiros. Junte a cebola, as pimentas picadinhas, o tomate, cebolinha, alho, suco de limão, coentro, páprica, sal e umas gotas de molho de pimenta.
Misture bem todos os ingredientes. Prove e conserte os sabores a seu gosto.

Sirva na hora ou guarde tampado na geladeira. Sirva com nachos sem sabor. (Eu utilizo um salgadinho chamado Dipas da linha Doritos da Elma Chips)

Dicas:
1- meu marido por exemplo gosta de adicionar ainda um pouco de pimenta do reino em pó na porção dele.

2- o tomate pode ser sem casca. Para retirar a casca do tomate coloque-o em uma panela com água fervendo por uns 40 segundos, retire, lave imediatamente em água fria e descasque-os, retire as sementes e corte em pedacinhos.

4- Pode utilizar o coentro fresco bem picadinho ao invés de em pó

5- Eu sei que a bebida tradicional do méxico é a tequila, mas como é uma bebida muito forte para um jantarzinho romântico a dois, sempre comemos guacamole bebendo um bom vinho branco espumante seco ou frisante, pode ser prosecco, lambrusco ou ainda um verdadeiro champagne. Vinho verde Casal Garcia branco também fica ótimo. Ah e lembre-se sempre de servir gelado. Para que fique mais bonita a apresentação pode colocar o vinho em um balde com gelo na mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário