sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sunomono!!!!

Sempre que vou a restaurantes japoneses adoro comer sunomono, aquele pepino bem fininho, que eles servem na entrada!

Outro dia eu tinha pepinos japonês na geladeira que iam estragar se não comesse logo e resolvi buscar na internet uma receita de sunomono. Fiz mas ficou horrível, ficou extremamente doce. Não tinha nada a ver com os que eu comia nos restaurantes.

Ontem decidi provar uma nova receita e adicionar alguns toques pessoais.

E não é que deu super certo?

Ficou muito bom! Parecia que eu estava sentada em um restaurante japonês.

Pela primeira vez posto uma foto de minha autoria, do sunomono que eu mesma fiz!!!!! Estou muito feliz com isso!!!!! Espero que gostem!


Sunomono!!!

Ingredientes:

02 pepinos japonês
09 colheres de sopa de vinagre de arroz
06 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
03 colheres de sopa de açúcar
12 colheres de sopa de água filtrada
50g de moyashi (broto de feijão)
Sal

Modo de preparo:

Lave bem os pepinos pois não irá retirar a casca. Pique em rodelas o mais fino que você conseguir com a casca ou utilize um fatiador. Ah, não utilize as pontas do pepino. Coloque os pepinos fatiados em uma peneira ou escorredor de macarrão e polvilhe sal e reserve por 30 minutos para desidratar. Enquanto isso pegue o moyashi e coloque em uma tigela com água e gelo para que fique mais crocante. Após 30 minutos lave os pepinos para retirar o excesso de sal. Escorra o broto de feijão e coloque com os pepinos em uma tigela e reserve. Em outro recipiente, junte o molho de soja, o vinagre de arroz, o açúcar e a água e mexa bem e após despeje todo o conteúdo sobre os pepinos e o broto de feijão. Leve a geladeira por 12 horas.

Dicas:

1- Polvilhe gergelim torrado antes de servir;

2- Antes de levar a geladeira acrescente ingredientes de sua preferência como kani kama, camarão cozido, polvo cozido;

3- Dê preferência ao shoyu light com teor reduzido de sal e açúcar deixando seu prato ainda mais saudável e com o mesmo sabor.

4- Quando vou comer, gosto de acrescentar shoyu misturado com um pouco de wasabi na minha porção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário