quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Patê de Alho Lari!!!!

Outro dia fomos a Ilhabela e decidimos fazer um churrasco. No supermercado fui pegar aqueles sacos de pão de alho pronto e minha amiga Larissa não deixou dizendo que sabia fazer um patê de alho muito bom. Fiquei na dúvida mas não ia contrariar né? E não é que o patê dela é maravilhoso e foi um sucesso!!! Por esse motivo merece entrar na galeria de receitas do meu blog recebendo como homenagem seu nome na sua receita.

O alho como todos já sabem é poderoso no combate a vampiros e contra mau-olhado.
O alho é também um ingrediente com qualidades múltiplas na cozinha. O alho seduz por seu sabor e aroma. É um condimento indispensável.

O patê de alho é ideal para servir com torradas, bolachas salgadas, como acompanhamento de saladas verdes, pães de diversos tipos. Use a imaginação, pois é tão gostoso que deve combinar com tudo.
Uma outra forma de servir e que fica delicioso é você cortar o pão francês em rodelas, passar uma porção generosa de patê e colocar para assar em uma churrasqueira.

Ingredientes:

Leite
03 dentes de alho descascados
Óleo de soja ou girassol ou canola (não é para usar azeite)
Sal

Modo de preparo:

Pegue um liquidificador. É liquidificador mesmo, não é mixer ou outro aparelho qualquer. Ou seja, pegue um liquidificador e ponto. Aaah não esqueça de montar o liquidificador. Após montado, coloque leite na jarra do liquidificador até cobrir a hélice (aquele negócio prateado que fica lá no fundo da jarra). Coloque os 03 (três) dentes de alho e uma pitada de sal. Tampe a jarra e ligue o liquidificador na velocidade média. Abra com cuidado a tampa da jarra do liquidificador e pegue o óleo e vá colocando aos pouquinhos. Deixe um fio de óleo escorrendo até que a consistência do patê fique igual a maionese. Desligue o liquidificador e está pronto para servir. Se preferir acrescente mais sal.

Dicas:

1- Se quiser leve a geladeira antes de servir;

2- Pode bater um pouco de cebolinha junto e terá um patê diferente e verdinho que poderá colorir sua mesa;

3- Se desligar o liquidificador com o patê um pouco antes do ponto de maionese, ou seja, mais mole, terá um belo molho de saladas;

4- Para quem gosta, pode acrescentar pimenta do reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário